quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

O que nos falta


Costumo ler de tudo um pouco e pouco assisto a TV, então me mantenho atualizado e parcamente informado pela internet que fica a minha frente por todo o tempo. A leitura que faço de nosso Mundo é um resumo de tudo que nos chega e é claro, sob o meu olhar, a minha ótica. Gosto de partilhar minhas opiniões com todos com quem me relaciono, isso me deixa com a sensação de que somando novas idéias, novas opiniões, podemos ter um resultado mais próximo da realidade, mais abrangente e palatável e rotineiramente o que reparamos é a profunda falta de Educação que tomou conta de nós. Quando digo nós, penso no brasileiro de modo geral que cada um a seu tempo manifesta essa falta de Educação enraizada em nosso Ser. Comecemos o dia: grande parte de nós leva seus filhos à escola e contribui enormemente para o caos que se instala nas redondezas da instituição, filas duplas, buzinas, portas abertas, pessoalmente reclamei algumas vezes com a diretora da escola onde minha filha estudava, haja visto que a "educadora" em questão estacionava seu veículo na vaga de deficientes e por lá o deixava o dia inteiro, acabava tendo eu que parar ou em fila dupla para pegar minha filha Ieska, deficiente fisico, ou na melhor das hipóteses atravessar a rua em meio a outros carros tudo porque a "educadora" achou alí a sua vaga. Quando desisti de busca-la de carro e por ter me mudado mais próximo da escola, ia a pé e aí apareceram outras novidades pelo caminho: carros sobre a calçada, tudo porque "eu só paro por um minutinho" ou "já tô saindo", carros na esquina, em meio ao cruzamento, carros, carros e mais carros. A criatura é incapaz de estacionar a 50 metros da escola e ir buscar o filho(a) pela mão, parece estar colada no banco. A tudo isso se soma as ligações "urgentes" no celular, as vezes do próprio filho(a), só para avisar onde está! E é claro, ela não pode deixar de atender, mesmo em detrimento da segurança alheia. Para tudo temos explicação, mas será que se justificam nossos atos, principalmente se tentarmos inserí-los num contexto comunitário? Como podemos exigir educação dos filhos de outrem se nosso exemplo é o pior possível? Será que se nos dedicarmos a ensinar-lhes RESPEITO não colheríamos frutos saudáveis e poderíamos nos educar juntamente com eles? dando-lhes o exemplo e praticando o exemplo mostrado? Não é o que parece ser nossa idéia de educação, estamos deixando para os professores, babás e governantas a nossa responsabilidade.


Ah, e naturalmente quando nossos pimpolhos(as) forem parar seu carro, porque não na vaga de um deficiente? Afinal a Diretora, dona da Escola, educadora parava...

Um comentário:

MTB Bauru disse...

O problema disso tudo é a falta de educação e principalmente e egoismo. Pessoas que estão no cargo de "educadores" que no caso deveriam dar um bom exemplo,estão saindo otimos mestres em falta de educação e respeito ao proximo. Perguntar pra algum aluno se eles sabem o que é altruismo poucos vão responder, pergunta o que é egoismo e muitos vão lhe dizer.